UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Informação para Autores

 ATENÇÃO!

         Senhores autores, ao enviar seu manuscrito, por favor, anexar uma folha de rosto, seguindo o modelo abaixo:

 

[Insira aqui o Título em português - Obs.: não utilize ponto final após os títulos]

[Insira aqui o título em inglês]

 

 

[Insira aqui o nome do primeiro autor] *

[Insira aqui o nome do segundo autor (caso exista)] **

[Insira aqui o nome do terceiro autor (caso exista)] ***

[Insira aqui o nome do quarto autor (caso exista ou se aplicar)] ****

[Insira aqui o nome do quinto autor (caso exista ou se aplicar)] *****

[Insira aqui o nome do sexto autor (caso exista ou se aplicar)] ******

 

* [Insira aqui a filiação institucional do primeiro autor]. E-mai: [insira aqui o e-mail do autor]

** [Insira aqui a filiação institucional do segundo autor].

*** [Insira aqui a filiação institucional do terceiro autor].

**** [Insira aqui a filiação institucional do quarto autor].

***** [Insira aqui a filiação institucional do quinto autor].

****** [Insira aqui a filiação institucional do sexto autor].

 

 

Autor para contato:

- [Insira aqui o nome do autor para contato]

- [Insira aqui o endereço completo do autor para contato]

- [Insira aqui os telefones para contato]

- [Insira aqui o e-mail do autor para contato]

  Instruções:

- Esta folha de rosto deve ser submetida como documento suplementar (Transferência de Documentos Suplementares - Passo 4 da submissão eletrônica).

- São aceitos no máximo seis autores (sendo o máximo de três para os artigos de revisão)

- Os nomes dos autores devem estar completos (sem abreviações).

- Incluir apenas a filiação institucional no local correspondente (Não inclua titulações) e inclua a cidade e o estado da instituição, siga o exemplo a seguir:

Ex.*  Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Medicina, Departamento de Clínica Médica - Juiz de Fora, MG.

Ex. ** Universidade Estadual Paulista, Clínica de Pequenos Animais - Botucatu, SP.

Ex. *** Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Departamento de Cirurgia - Juiz de Fora, MG.

- Caso algum autor participe de algum programa de fomento a pesquisa, este pode ser colocado logo após a filiação institucional do mesmo.

- Após todas as filiações institucionais deve existir um ponto final

- As informações pessoais fornecidas (endereço e telefone) são para uso interno da revista e não serão publicadas.

Abaixo, segue modelo de artigo para submissão: 

Título em Português

Título em Inglês

 RESUMO

Para artigos originais, redigir um resumo com até 250 palavras. O resumo deverá conter as informações relevantes de forma clara e precisa, permitindo ao leitor ter uma ideia geral do estudo. Deverá incluir descrição resumida de todos os métodos empregados e da análise estatística efetuada. Expor os resultados numéricos mais relevantes. As conclusões devem ser baseadas nos resultados do estudo e não da literatura. Evitar o uso de abreviações e símbolos. Não citar referências.

Palavras-chave: Citar entre três e seis palavras ou expressões-chave. Deverão ser baseadas nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) publicado pela BIREME, que é uma tradução do Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine e está disponível no endereço eletrônico http://decs.bvs.br. As palavras e/ou expressões devem ser separadas entre si por ponto final. Atenção às maiúsculas no inicio de cada palavra.

 1 INTRODUÇÃO

A introdução deverá ser sucinta, apenas para introduzir o tema e explicar a questão pesquisada, mas sem revisão extensa de literatura. Ao final, apresentar os objetivos do estudo de forma clara e precisa. Não deverão existir palavras em negrito.

 2 MATERIAL E MÉTODOS

Descrição clara, sucinta e suficientemente completa dos materiais e métodos utilizados na pesquisa. Especificar o delineamento do estudo, descrever a população estudada e os métodos de seleção, definir os procedimentos empregados, detalhar o método estatístico. Quando se aplicar, deve conter as informações sobre a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição. Não deverão existir palavras em negrito.

 3 RESULTADOS

Os resultados da pesquisa deverão ser apresentados em sequencia lógica, apresentando os achados relevantes para o objetivo do estudo e que serão discutidos, Tabelas e Ilustrações (Gráficos, Fotografias etc.), quando aplicáveis. O autor não deverá repetir as informações contidas em Tabelas e Ilustrações no corpo do texto, mas descrever e enfatizar os dados mais importantes sem interpretação dos mesmos. Não deverão existir palavras em negrito.

 Tabelas: deverão ser citadas no texto e numeradas em algarismos arábicos na ordem de aparecimento, com título e legenda explicativa, quando se aplicar. Deverão seguir o padrão ABNT, utilizando apenas linhas horizontais, no cabeçalho e pé da Tabela. Não utilize linhas verticais. Todas as tabelas deverão apresentar a fonte, quando forem os autores, seguir o exemplo.

Tabela 1: Exemplo de Tabela

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Os autores (ano)

* Obs.: não é para colocar os sobrenomes é para ficar "Os autores (2010)." mesmo.

 Ilustrações: Deverão ser citadas no texto e numeradas em algarismos arábicos na ordem de aparecimento, sempre com legenda explicativa. Entende-se por legenda explicativa: tipo de Ilustração e título. (São considerados tipos de Ilustração: Gráficos, Esquemas, Fotografias etc.) Deverão estar adequadamente inseridas no corpo do manuscrito e seus originais deverão ser anexados como documentos suplementares, com qualidade satisfatória. Todo tipo de Ilustração deve apresentar fonte, ainda que sejam os próprios autores (como no exemplo de Tabela).

 Fotografia 1: Paciente após controle da doença cárie, com perda da dimensão vertical.

Fonte: Os autores (2009).

4 DISCUSSÃO

Na discussão deverão ser realçadas as informações novas e originais obtidas na investigação. Interpretar os resultados e comparar com os dados da literatura, comentando e explicando as diferenças que ocorrerem. Explique os aspectos importantes do estudo e suas implicações, bem como suas limitações e faça recomendações decorrentes. Não deverão existir palavras em negrito.

 5 CONCLUSÃO

Finalizar com as conclusões pertinentes aos objetivos do estudo. Não deverão existir palavras em negrito.

 REFERÊNCIAS

Todos os autores citados no texto deverão constar dessa seção. Ordene-as em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT.

O alinhamento das referencias devem ser à esquerda (não justificar).

Ex:       1 autor: KLOETZEL, 2001

2 autores: EATON; KONNER, 1985

3 autores: SILVA; MACEDO; ROCHA, 2008

mais de 3 autores: MANN et al., 1962

No texto, quando não estão entre parênteses, citar até 3 autores e, em caso de mais de 3, citar o primeiro seguido de "e outros". Em caso de periódicos utilize seu nome por extenso (não abreviado) e não esqueça de introduzir a cidade da publicação do periódico.

Siga corretamente a formatação, os espaços e a pontuação, observando os exemplos.

Exemplo - texto em periódico científico:

MATSUDO, S. M. Atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida no envelhecimento. Revista Brasileira Educação Física Especial, São Paulo, v. 20, n. 5, p. 135-137, set. 2006.

 Exemplo - livro:

MARZANO-PARISOLI, M. M. Pensar o corpo. Petrópolis: Vozes, 2004.

 Exemplo - dissertação / tese:

PRADO, S. M. A. Aderência à Atividade Física em Mulheres Submetidas a Cirurgia por Câncer de Mama. 183 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem), Faculdade de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2001.

 Exemplo - capítulo de livro ou texto dentro de outro:

KUITERS, A. T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNEST, W. H. O. Chemical of trees litters on herbaceous vegetation. In: FANTA, A. Forest dynamics research in Western in Central Europe. Washington, D.C.: Pudoc, 1986. p. 140-170

 Exemplo - consulta de site

WHO. World Health Organization. Health, history and hard choices: Funding dilemmas in a fast in a fast-changing world. Global Health Histories, Geneva, ago, 2006. Disponível em: . Acesso em 5 dez. 2008.

Instruções:

- Mantenha a formatação original deste documento, que deve ser enviado (através do site http://ojs.hurevista.ufjf.br) como documento principal.

- Não identifique os autores no documento. A folha de rosto (ver modelo) deve ser enviada como documento suplementar.

- As Ilustrações devem ser enviadas também como documentos suplementares.

-Apague estas instruções antes de submeter o manuscrito, inclusive o cabeçalho.

 ABSTRACT

O abstract do manuscrito deve ser fiel ao resumo em Português e não uma versão. Deverá ser escrito por profissional reconhecido em traduções médicas.

Keywords: Citar os correspondentes aos descritores (palavras-chave) conforme aparecerem no DeCS. Deverão ser apresentados na mesma ordem em que foram citados.

 Atenção!

O manuscrito poderá conter até 4.000 (quatro mil) palavras e 35 (trinta e cinco) REFERÊNCIAS. O texto deverá ser digitado em espaço 2 (duplo) em todas as seções, excetuando-se Tabelas e Ilustrações, seus títulos e legendas. Cada página deve conter aproximadamente 25 linhas em uma coluna. Usar o processador de texto Microsoft Word® (favor gravar como doc, evitando docx) e a fonte Times New Roman 12. não dar destaque a trechos do texto: não sublinhar e não usar negrito.

            Ao submeter o manuscrito, abrir-se-á um protocolo. As fases até a aprovação são: 1 Check list de submissão (a fim de verificar se as normas de publicação na HU Revistas foram adotadas); 2 Avaliação por pares; 3 Correções, quando necessárias (e novas rodadas de avaliação, se preciso); e 4 Decisão editorial.

Depois desse processo o manuscrito passa para a fase de editoração, com as devidas revisões de Português e ABNT. Concluídas todas as etapas descritas, o manuscrito pode então ser publicado, como artigo original.

HU Revista Rua Catulo Breviglieri s/nº - Santa Catarina Hospital Universitário - Prédio da Administração, sala 26. CEP: 36036-110 - Juiz de Fora - Minas Gerais – Brasil Telefone: +55 (32) 40095139 revista.hurevista@ufjf.edu.br



Universidade Federal de Juiz de Fora